jusbrasil.com.br
20 de Outubro de 2019

Brasil é 3º pior em ranking de educação, aponta Economist

País aparece na 38º posição entre 40 países analisados, ficando na frente apenas de México e Indonésia

DellaCella Souza Advogados, Advogado
há 5 anos

Publicado por Marina Pinhoni

Brasil 3 pior em ranking de educao aponta Economist

Educação no Brasil: segundo estudo, há dúvidas de que o país possa sustentar taxas de crescimento econômico no longo prazo

São Paulo – Em dois anos, o Brasil subiu apenas uma posição no ranking educacional encomendado pela empresa Pearson à Economist Intelligence Unit, braço de pesquisas do grupo Economist. Entre 40 nações avaliadas, o país aparece na 38ª posição.

De acordo com o estudo internacional The Learning Curve 2014 (A Curva de Aprendizado 2014), mesmo com a escalada de uma posição no ranking, o Brasil está entre os que registraram queda no índice de desempenho escolar e habilidades cognitivas.

As seis nações com a maior variação negativa em relação à média global foram: Tailândia, Colômbia, Argentina, Brasil, México e Indonésia.

Do lado oposto, no topo do ranking, estão Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Hong Kong. O estudo destaca a “cultura de responsabilidade” desses países como fator fundamental para o bom resultado, uma vez que “a sociedade valoriza os professores e as escolas muito mais do que em outras partes do mundo”.

Primeira colocada no ranking anterior, realizado em 2012, a Finlândia caiu para o 5º lugar, principalmente devido a uma diminuição registrada dos conhecimentos em Matemática e Ciência.

Segundo a Pearson, as baixas pontuações no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), coloca em dúvida se países em desenvolvimento como Brasil, México e Indonésia podem sustentar taxas de crescimento econômico no longo prazo.

Estimativas da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) indicam que, na última década, metade do crescimento econômico nos países desenvolvidos foi devido a habilidades em educação melhoradas.


Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/brasil-so-nao-pior-em-educacao-que-mexicoeindonesia

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já estou ficando cansado do Brasil ser o último em tudo. Por que não se fazer um estudo mundial sobre corrupção, clientelismo, nepotismo e safadeza ? Só assim deixaremos de ser sempre o último ! continuar lendo

Tenho a péssima impressão que nem assim seriamos o primeiro e sim entre os primeiros. Tem por este mundo umas republiquetas exportadoras de bananas que superam a nossa terrinha. continuar lendo

Tudo isso por que politizaram a educação indo atrás de lacaios sociopatas do tipo Paulo Freire e Marilena Chaui. Educação se faz com conhecimento científico, não com "sociologia do oprimido".
Na real, o objetivo é criar uma classe de atrasados para depois estimular que esta classe se revolte para então instalar o socialismo.
Sobre o socialismo:
1 - Cecil Palmer - "O socialismo é viável apenas no céu, onde não precisam dele e no inferno onde ele já existe"
2- Margareth Tatcher - "O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros".
Há anos que não se estimula a formação de professores de física, química e matemática, as ciências que ensinam a pensar, pois justamente é isso que não querem que aconteça, ou seja, não querem que a população aprenda a pensar por conta própria.
É simples.
Olhe-se quantas faculdades de pedagogia existe no país... de letras... de história... de geografia!!! Tudo com conteúdo social.
O resultado, está aí... trigésimo oitavo lugar em 40!
SImples... desgraçadamente simples! continuar lendo

Paulo Freire e Marilena Chaui são do PT continuar lendo

O Brasil está nessa lamentável posição, pois não conseguimos enxergar que o bom ensino pedagógico está fundado em ensinar a criança desde a infância enriquecer sua imaginação, sem o apoio do uso das mídias eletrônicas e sim do desenvolvimento da arte (música, trabalhos manuais, dança, etc). Assim é o ambiente das escolas que mantém a Pedagogia Waldorf, que é o modelo ideal de ensino num País como o nosso querido Brasil. continuar lendo

Permita-me discordar: o mundo atingiu o estágio tecnológico atual com ensino de ciências e não com arte.
O ensino de física, química, matemática e biologia produziu a tecnologia e a medicina que hoje temos.
O hoje colhemos tecnologicamente indica que o ensino de outrora estava correto. Faltou implementação de filosofia sob a égide moral e ética.
Faltou o tripé FILOSOFIA, CIÊNCIA E RELIGIÃO, sendo esta última em seu sentido etimológico, ou seja, RELIGAR (religião=religare) o ser humano com o TODO universal sem sectarizar. continuar lendo

O Brasil está nesta posiçao porque interessa ao atual governo (PT) manter o povo bem burrinho.
Em 12 anos de governo, poderiam ter criado escolas e muitas com todo o dinheiro roubado. E escolas de padrão FIFA.
Mas pra que? Se o povo for letrado, começar a ler as noticias de roubo, assalto, mensalão, descalabros, Petrobras, Dirceus e outros, vao votar no PT ?
Então é melhor manter o povão (PT (Povo AnarfabeTo)) com Bolsa família e outros que assim o votinho ta garantido. continuar lendo

Vai governo!!! Não se faz copa com professores e escolas!!! continuar lendo