Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Brasil é 3º pior em ranking de educação, aponta Economist

País aparece na 38º posição entre 40 países analisados, ficando na frente apenas de México e Indonésia

há 10 anos

Publicado por Marina Pinhoni

Brasil 3 pior em ranking de educao aponta Economist

Educação no Brasil: segundo estudo, há dúvidas de que o país possa sustentar taxas de crescimento econômico no longo prazo

São Paulo – Em dois anos, o Brasil subiu apenas uma posição no ranking educacional encomendado pela empresa Pearson à Economist Intelligence Unit, braço de pesquisas do grupo Economist. Entre 40 nações avaliadas, o país aparece na 38ª posição.

De acordo com o estudo internacional The Learning Curve 2014 (A Curva de Aprendizado 2014), mesmo com a escalada de uma posição no ranking, o Brasil está entre os que registraram queda no índice de desempenho escolar e habilidades cognitivas.

As seis nações com a maior variação negativa em relação à média global foram: Tailândia, Colômbia, Argentina, Brasil, México e Indonésia.

Do lado oposto, no topo do ranking, estão Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Hong Kong. O estudo destaca a “cultura de responsabilidade” desses países como fator fundamental para o bom resultado, uma vez que “a sociedade valoriza os professores e as escolas muito mais do que em outras partes do mundo”.

Primeira colocada no ranking anterior, realizado em 2012, a Finlândia caiu para o 5º lugar, principalmente devido a uma diminuição registrada dos conhecimentos em Matemática e Ciência.

Segundo a Pearson, as baixas pontuações no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), coloca em dúvida se países em desenvolvimento como Brasil, México e Indonésia podem sustentar taxas de crescimento econômico no longo prazo.

Estimativas da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) indicam que, na última década, metade do crescimento econômico nos países desenvolvidos foi devido a habilidades em educação melhoradas.


Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/brasil-so-nao-pior-em-educacao-que-mexicoeindonesia

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12863
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-e-3-pior-em-ranking-de-educacao-aponta-economist/118677587

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Entenda como funciona o Regime Disciplinar Diferenciado

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 11 anos

Brasil no rol dos 20 países mais violentos do mundo

DellaCella Souza Advogados, Advogado
Notíciashá 10 anos

Alunos brasileiros ficam entre os piores em teste de raciocínio lógico

Agência Brasil
Notíciashá 15 anos

Brasil ocupa 80ª posição em ranking da Unesco que avalia melhorias na educação

Luiz Flávio Gomes, Político
Artigoshá 11 anos

Eua é o quinto país mais violento dentre os países mais desenvolvidos

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Já estou ficando cansado do Brasil ser o último em tudo. Por que não se fazer um estudo mundial sobre corrupção, clientelismo, nepotismo e safadeza ? Só assim deixaremos de ser sempre o último ! continuar lendo

Tenho a péssima impressão que nem assim seriamos o primeiro e sim entre os primeiros. Tem por este mundo umas republiquetas exportadoras de bananas que superam a nossa terrinha. continuar lendo

Tudo isso por que politizaram a educação indo atrás de lacaios sociopatas do tipo Paulo Freire e Marilena Chaui. Educação se faz com conhecimento científico, não com "sociologia do oprimido".
Na real, o objetivo é criar uma classe de atrasados para depois estimular que esta classe se revolte para então instalar o socialismo.
Sobre o socialismo:
1 - Cecil Palmer - "O socialismo é viável apenas no céu, onde não precisam dele e no inferno onde ele já existe"
2- Margareth Tatcher - "O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros".
Há anos que não se estimula a formação de professores de física, química e matemática, as ciências que ensinam a pensar, pois justamente é isso que não querem que aconteça, ou seja, não querem que a população aprenda a pensar por conta própria.
É simples.
Olhe-se quantas faculdades de pedagogia existe no país... de letras... de história... de geografia!!! Tudo com conteúdo social.
O resultado, está aí... trigésimo oitavo lugar em 40!
SImples... desgraçadamente simples! continuar lendo

Paulo Freire e Marilena Chaui são do PT continuar lendo

O Brasil está nessa lamentável posição, pois não conseguimos enxergar que o bom ensino pedagógico está fundado em ensinar a criança desde a infância enriquecer sua imaginação, sem o apoio do uso das mídias eletrônicas e sim do desenvolvimento da arte (música, trabalhos manuais, dança, etc). Assim é o ambiente das escolas que mantém a Pedagogia Waldorf, que é o modelo ideal de ensino num País como o nosso querido Brasil. continuar lendo

Permita-me discordar: o mundo atingiu o estágio tecnológico atual com ensino de ciências e não com arte.
O ensino de física, química, matemática e biologia produziu a tecnologia e a medicina que hoje temos.
O hoje colhemos tecnologicamente indica que o ensino de outrora estava correto. Faltou implementação de filosofia sob a égide moral e ética.
Faltou o tripé FILOSOFIA, CIÊNCIA E RELIGIÃO, sendo esta última em seu sentido etimológico, ou seja, RELIGAR (religião=religare) o ser humano com o TODO universal sem sectarizar. continuar lendo

O Brasil está nesta posiçao porque interessa ao atual governo (PT) manter o povo bem burrinho.
Em 12 anos de governo, poderiam ter criado escolas e muitas com todo o dinheiro roubado. E escolas de padrão FIFA.
Mas pra que? Se o povo for letrado, começar a ler as noticias de roubo, assalto, mensalão, descalabros, Petrobras, Dirceus e outros, vao votar no PT ?
Então é melhor manter o povão (PT (Povo AnarfabeTo)) com Bolsa família e outros que assim o votinho ta garantido. continuar lendo

Vai governo!!! Não se faz copa com professores e escolas!!! continuar lendo