Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Lei pode permitir que animais sejam enterrados com seus donos em cemitérios de Niterói

Vereador justifica que bichos de estimação são membros da família

há 9 anos

Lei pode permitir que animais sejam enterrados com seus donos em cemitrios de Niteri

Niterói — Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal pretende autorizar o enterro de animais domésticos nos cemitérios da cidade. Na prática, a proposta, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, autoriza que os bichos de estimação sejam sepultados junto com seus donos.

O autor do projeto, o vereador Renatinho (PSOL) argumenta que a proposta é de “grande relevância” porque os animais são considerados “integrantes das famílias humanas”. Ele justifica ainda que cemitérios e crematórios particulares cobram taxas altíssimas, que podem custar de R$ 500 até R$ 3 mil:

— O custo alto praticamente inviabiliza a utilização pela maioria dos donos de animais. Tem gente que faz um buraco no quintal e sepulta ali mesmo. Mas, a maioria das pessoas que conheço não joga o seu bichinho em qualquer lugar — diz Renatinho, que tem como bandeira de seu mandato a defesa dos animais.

O vereador conta ser dono de um casal de gatos e afirma que sonha ver seus animais sepultados como determina seu projeto de lei:

— Os meus gatos são a coisa mais linda que tenho na minha casa. Eles dormem na nossa cama. Gostaria muito que fossem enterrados no meu jazigo. Pedirei isso à minha mulher — diz o vereador.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira (SDD), se mostrou contrário ao projeto de lei:

— Os cemitérios de Niterói precisam de reforma para poder enterrar gente. Não tem estrutura para sepultar animais. Sou a favor da construção de um cemitérios específico para bichos de estimação — disse Bagueira.

Na capital paulista, um projeto de teor semelhante acabou sendo vetado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em dezembro. A administração de Haddad alegou que faltava vagas e estrutura nos cemitérios, além de que grande parte da população poderia entender a medida como um desrepeito a tradições e preceitos religiosos. A proposta havia sido aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo, em novembro de 2013.


Fonte: http://portalt5.blogspot.com.br/2014/11/lei-pode-permitir-que-animais-sejam.html

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações702
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-pode-permitir-que-animais-sejam-enterrados-com-seus-donos-em-cemiterios-de-niteroi/148920134

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Maus tratos e resultado morte: como punir o agente que intencionalmente mata um animal?

Projeto autoriza o sepultamento de animais domésticos nos cemitérios de Blumenau (SC)

Thiago Marinho, Advogado
Notíciashá 4 anos

A analogia ''in malam partem'' é vedada no Código Penal

Thiago Bravo, Advogado
Artigoshá 9 anos

Direito Funerário - Cemitérios

Guilherme Marinho, Advogado
Artigoshá 7 anos

Crime de Abigeato, o que é isso?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmente, animais são membros da família e merecem amor, respeito e reconhecimento na vida e na morte. continuar lendo

Leonardo da Vinci, há séculos, disse:
"Chegará um dia em que o homem conhecerá o íntimo de cada animal. E, nesse dia, todo crime contra um animal, será um crime contra a humanidade."
... continuar lendo

Sou a favor da construção de um cemitérios específico para bichos de estimação. continuar lendo