Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Rede Record é condenada a dar direito de resposta à religiões afro-brasileiras

Ação cita trechos em que ex-adeptas de religiões afro-brasileiras são chamadas de 'ex-mãe de encosto' e 'ex-bruxas'

há 9 anos

Rede Record condenada a dar direito de resposta religies afro-brasileiras

São Paulo - As emissoras de televisão Rede Record e Rede Mulher foram condenadas a produzir e exibir quatro programas de televisão como direito de resposta às religiões de origem africana, em razão das ofensas proferidas contra elas em suas programações. Cada programa deverá ter a duração mínima de uma hora.

A decisão é do juiz Djalma Moreira Gomes, da 25ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP. O Ministério Público Federal (MPF), o Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB) e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade (CEERT) ajuizaram a ação civil pública contra as emissoras, alegando que religiões como o Candomblé e a Umbanda vêm sofrendo "constantes agressões" em programas por elas veiculados

Como exemplos, a ação cita trechos em que ex-adeptas de religiões afro-brasileiras, convertidas à Igreja Universal, são chamadas de "ex-mãe de encosto", "ex-bruxas" e acusadas de servir aos "espíritos do mal".

Tanto a Rede Record quanto a Rede Mulher, que era controlada pela Record e foi extinta em 2007, deverão exibir cada um dos quatro programas em duas oportunidades (totalizando oito exibições por emissora), em horários correspondentes àqueles em que foram exibidos os programas que praticaram as ofensas. Além disso, deverão realizar três chamadas aos telespectadores na véspera ou no próprio dia da exibição. As emissoras ainda podem entrar com recurso contra a decisão.


Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

FONTE

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1606
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rede-record-e-condenada-a-dar-direito-de-resposta-a-religioes-afro-brasileiras/188767394

Informações relacionadas

Wander Barbosa Advogados, Advogado
Artigoshá 5 anos

Emissora Rede Record é condenada a exibir programas sobre religiões de matriz africana por ter sido condenada por intolerância religiosa

Marcela Figueiredo, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que faço se meu cônjuge não quiser me dar o divórcio?

Notíciashá 18 anos

Justiça obriga TV Record a dar direito de resposta às religiões afro-brasileiras

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bem feito...quem sabe aprende a respeitar a religião dos outros...., uma multa na emissora ou uma indenização para essas mulheres seria bom também!
Valeu por compartilhar Nelci
Abraço continuar lendo

Admito o problema em relação as redes televisionadas;
mas gostaria de citar aqui também a falta de respeito da rede globo com outras religiões que não seja o espiritismo e o candomblé... quem acompanha as novelas deve ter presenciado no mínimo uma vez alguma citação de evangélicos com vida dulpa (digo desonesto entre outras situações de desmerecimento) .

toda a qualquer prática de fé precisa ser respeitada. continuar lendo

Bem pensado, o cristianismo é chacota na visão da rede bobo de televisão continuar lendo

É, acredito em isonomia e que o Brasil é um Estado que prima por dar direito e liberdade para cultos religiosos. Infelizmente todos criticam todos. Mas eu gostaria de saber: E se uma nova convertida em religiões afrodescendente sentasse o pau nas antigas igrejas católica que frequentava porque agora passou para afro-descendente ? Como ficaria? A situação seria a mesma. ninguém pode forçar ninguém a nada, o Estado democrático ainda é livre. Vivemos livres de homens bombas no Brasil. Livre e explosiva vontade! continuar lendo